Campanha Salarial: BOICOTE ao Plano de Carreira!
Na segunda Reunião de Negociação ocorrida em 15/4 (terça-feira), foram debatidos os temas como o Plano de Carreira, Plano de Saúde e terceirizações
No ponto sobre Plano de Carreira, a Comissão de Negociação questionou se há disposição da empresa de negociar com a categoria, porque o novo Plano é muito ruim, cria multi funções, reduz as promoções e aprofunda a subjetividade nas avaliações. Entendemos que se trata de um ataque grave contra a categoria.
A empresa se demonstrou indisposta de negociar qualquer aspecto do Plano. Ou seja, continuam tentando impor o Plano.
Contra a chantagem e assédio da empresa, só nos resta a unidade da categoria para rejeitar esse Plano e não assinar embaixo desse ataque. A Comissão de Negociação cobrou os steps retroativo a janeiro, aguardamos retorno da empresa. Boicote ao Plano! Negociação já!
Em defesa do Plano de Saúde
Os representantes eleitos pela categoria no Metrus e a diretoria do Sindicato, levantaram a importância do Plano de Saúde e a responsabilidade da empresa para com o Plano, evidenciando os cortes de pessoal e a sobre carga de serviços que prejudicou muito a saúde dos metroviários e metroviárias.
Colocaram que a coparticipação, não pode ser um elemento de arrecadação e sim de controle do uso.
Que o Metrô tem que fazer um aporte de no mínimo 2% para a manutenção do Plano.
Foi colocado também a possibilidade de se criar ambulatórios nos Pátios, semelhantes ao implantado na sede do Metrus, para atender não só os metroviários, mas os seus dependentes também.
Propusemos fazer um grupo para viabilizar esta proposta, mas já deixando claro que o aporte neste momento é imprescindível.
GMT confirma as terceirizações
A Comissão de Negociação dos trabalhadores cobrou resposta sobre as terceirizações na Manutenção
O assessor do gerente, Jurado, reafirmou que estão preparando os editais de Contratos de Serviços de apoio a Manutenção, nas áreas de Desmontagem, Limpeza e Movimentação nas Preventivas e Oficinas das Linhas 1 e 2 (PAT) e 3 (PIT).
Falou também que os editais estão previstos para sair entre maio e junho.
A Comissão informou que os trabalhadores dos Pátios não aceitarão as terceirizações e que querem discutir com a GMT, durante a Campanha Salarial. Ao final ficou de agendar esta reunião com representantes da base.
Desde já acionamos o Alerta Geral a toda categoria. Os trabalhadores da vala do PIT já estão se recusando a fazer horas extras, e mostram o caminho da resistência. Vamos discutir na assembleia do dia 23/4 todas as formas de luta necessária para barrar este ataque.
TODOS e TODAS na ASSEMBLEIA, dia 23/4 (quarta-feira). Participe!
ASSEMBLEIA NA ÁREA DE LAZER DO SINDICATO
Dia 23/4 (quarta-feira), a partir das 18h30
Na Rua Serra do Japi, 16 – Tatuapé (em frente à antiga sede do Sindicato)
PAUTA: Campanha Salarial 2025
- Para assistir à assembleia on-line, acesse as redes: Facebook, Instagram ou YouTube do Sindicato
- Para votar, ACESSE AQUI!