Eleições Municipais 2024: veja aqui a posição dos candidatos sobre 2 temas ligados à categoria metroviária

A eleição municipal é um momento muito importante de debate e disputa sobre concepção dos serviços públicos, projeto de cidade, direitos democráticos, sociais e trabalhistas. Como parte de incentivo para que a nossa categoria acompanhe os debates de propostas para a cidade de São Paulo, o 14º Congresso da categoria decidiu apresentar a divulgação das propostas relativas aos temas que muito interessam aos trabalhadores e trabalhadoras do Metrô.  Em 3 de setembro foi enviada CARTA do Sindicato para os candidatos e candidata se posicionarem POR ESCRITO sobre dois temas programáticos com o compromisso da divulgação de forma padronizada, sem configuração de campanha para nenhum candidato (a), apenas para apresentar as propostas relativas aos assuntos que são:

  • 1) Em sua opinião, o Metrô de São Paulo deve continuar sendo estatal ou o processo de privatização, como realizado nas Linha 4 – Amarela e 5 – Lilás, deve continuar sendo implementado pelo governo do estado?
  • 2) Qual a sua opinião e proposta sobre a gestão das tarifas do Transporte Público, e qual sua proposta de política para as tarifas de todo o transporte?

O prazo estabelecido para entrega dos posicionamentos vai até 27 de setembro de 2024. Foi decidida a divulgação do material de cada candidato assim que recebido. Recebemos até agora a resposta de um candidato. Ficamos no aguardo da posição dos demais candidatos e candidata.

Resposta do candidato Altino Prazeres (PSTU) referente as perguntas e compromissos com os metroviários de SP

  • 1) O metrô deve continuar sendo estatal e vamos continuar na luta pela reestatização de todas as linhas privatizadas sem indenização para às empresas. Assim como faremos a estatização de todas as empresas de ônibus.
  • 3) O que acontece hoje com a tarifa é um roubo a serviço das grandes empresas privadas, às máfias do transporte, como a CCR e o Grupo Ruas. Precisamos de junto com a reestatização fazer a tarifa zero todos os dias.