10º Congresso dos Metroviários amplia democracia no Sindicato
O 10º Congresso dos Metroviários, realizado nos dias 13, 14 e 15 de abril, em Santa Isabel, votou várias deliberações que aprofundam a democracia no Sindicato. Foram três dias, com a participação de 158 delegados, que culminaram com a aprovação de várias resoluções que serão fundamentais para determinar os próximos passos da categoria metroviária.
Várias propostas da base foram levadas pelos delegados eleitos para se somar à pauta de reivindicações:
- Desfiliação da CTB
Por ampla maioria dos votos. Será realizado um plebiscito, em até seis meses após a eleição da nova diretoria (novembro de 2013) para decidir se o Sindicato irá se filiar a uma central e a qual, com amplo debate na base. - Não ao Imposto Sindical
É uma contribuição imposta pelo governo, que alimenta a criação de vários sindicatos fantasmas, sem nenhuma ligação com sua base. No ano passado, o Sindicato devolveu 60% do Imposto Sindical aos metroviários e em 2012 fará o mesmo. A devolução não é completa porque o governo devolve apenas 60% do valor arrecadado ao Sindicato (o restante fica com a Federação, Confederação, Central Sindical e FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador). - Fim do delegado nato para os congressos
O Congresso decidiu acabar com a figura do delegado nato para congressos. Agora, todos os delegados deverão ser eleitos em suas bases para participar dos congressos, inclusive os diretores do Sindicato. É uma medida que reforça a democracia. Para participar, tem de ser eleito. - Não à unidade entre trabalhadores e patrões
O Congresso reprovou a atuação de centrais sindicais como a CTB e CUT, que organizam atos públicos com empresários. A maioria dos delegados do 10º Congresso decidiu pela política de independência de classe. Ou seja, não se unir ao governo ou aos empresários. - Campanha por 2% do PIB para o setor metroferroviário
Durante o 10º Congresso foi aprovada a Campanha por 2% do PIB para garantir metrô e trem para todos, estatal, de qualidade, com tarifa reduzida (social). “É possível vencer, fazer com que essa campanha seja vitoriosa. Precisamos convencer a população que privatizar trem e metrô não é a solução”, declarou Nazareno Godeiro, do Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese), que participou do debate sobre o transporte público durante o evento.Nazareno Godeiro também fez a pesquisa e redação da revista Transportes no Brasil, que foi lançada durante os debates. A revista será enviada a todos os metroviários sindicalizados.