Novo secretário defende PPPs: A luta por um transporte digno continua!

No primeiro discurso como secretário dos Transportes Metropolitanos, dia 05/01, Jurandir Fernandes defendeu as Parcerias Público Privadas para a solução do problema da ampliação do sistema metroviário, baseando-se na ação do governo federal, através da Infraero, que pretende privatizar os aeroportos.

O secretário elogiou o modelo da Linha 4 – Amarela, como exemplo da parceria com os interesses privados que dá certo, omitindo as oito prorrogações de prazo, os aditivos de contrato, além da irresponsável economia na infra-estrutura da obra pressionada pelo lucro – real interesse da iniciativa privada, que provocou o acidente em Pinheiros no dia 12/01/07, matando sete pessoas, até hoje sem condenação dos responsáveis.

Jurandir não conseguiu se esquivar das denúncias de fraude na licitação dos lotes 3 e 8 da Linha 5 – Lilás, afirmando que, se até 30/01 permanecer o impasse criado pelos recursos das empresas contra a anulação que o governo se viu forçado a fazer, só a Justiça decidirá sobre uma nova concorrência.

O secretário ainda insistiu que, se houver nova concorrência, continuará defendendo o modelo da PPP da Linha 4 – Amarela, que tantos prejuízos causaram à população da cidade. Ainda adiantou o reajuste da tarifa do Metrô para fevereiro, e prometeu: "Não quero nem pensar em passar de R$ 3”.

Além disso, o secretário de Alckmin prometeu a redução de intervalo entre os trens do Metrô e da CPTM, a otimização dos corredores de ônibus e, só por último, tocou na necessária ampliação da malha metroviária.

A luta continua pelo direito de um transporte público, estatal e de qualidade para a população, exigindo o dever do Estado em fornecê-lo!