Chega de Sufoco e de tarifas nas alturas!
A presidente Dilma anunciou a privatização dos aeroportos e quer privatizar os metrôs de BH e Fortaleza. O governador Alckmin já privatizou a linha 4 do metrô e quer privatizar todas as novas linhas. O mesmo está sendo feito em Salvador pelo governador Jaques Wagner.
Metrô privatizado, usuário lascado
O empresário quer tarifa mais alta e metrô superlotado para lucrar mais. É o que ocorre com os ônibus. Isso é tudo o que a população e os metroviários não querem.
No metro privatizado, quase todo o dinheiro para a expansão de novas linhas é público: de 70% a 90% vem do estado e o restante é financiado pelo BNDES a juros de pai para filho. O empresário não investe praticamente nada.
A qualidade e a tarifa você já sabe. Os apagões da Eletropaulo privatizada, as explosões dos bueiros da Light no Rio de Janeiro, as obras da linha 4 que nunca terminam, as tarifas de telefonia são exemplos de que as privatizações não favorecem ao povo.
Elas favorecem aos empresários, que lucram muito. E para manter essa mordomia doam dinheiro para a campanha eleitoral desses governantes.
Juntos podemos barrar a privatização
Nós metroviários fazemos um chamado à população a nos unirmos para barrar a privatização e lutarmos por um Metro público, estatal e de qualidade.