Veja as deliberações da Assembleia realizada no dia 28 de novembro, no Sindicato

A assembleia realizada no dia 28 de novembro votou os seguintes encaminhamentos:

1º – Jornada de Trabalho e Equiparação

A posição do Sindicato continua sendo a de que a jornada de trabalho deve ser de 36 horas semanais. O Metrô continua intransigente e não mudou sua proposta inicial.

A assembleia decidiu que a Campanha Salarial do ano que vem deve começar em janeiro, colocando os temas Jornada de Trabalho e Equiparação Salarial em destaque.

Não se deixe enganar: chefias mal intencionadas difundem que a jornada não é reduzida por conta do Sindicato.

O Sindicato não impede qualquer redução de jornada. Só não concorda com jornadas superiores a oito horas diárias e qualquer retirada de direitos como a hora extra programada noturna nos tráfegos da Linhas 1 e da Linha 3.

2º – Multa referente à greve do dia 23 de maio

No dia 22 de novembro, aconteceu uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT).  A pauta da audiência era a multa de R$ 100 mil imposta pela Justiça do Trabalho pelo descumprimento da liminar que exigia que durante a greve de 23 de maio os trens circulassem em 100% no horário de pico.

O MPT sugeriu como pena alternativa à multa que o Sindicato faça uma campanha para doação de sangue de “caráter pedagógico”.

A assembleia decidiu que o Sindicato fará uma Carta Aberta até o final de 2012 onde constará uma matéria incentivando a doação de sangue. No entanto, o Sindicato deixará claro que não aceita punição da Justiça do Trabalho e que não abre mão do exercício constitucional de greve como recurso necessário para alcance de suas reivindicações.

O Sindicato inclusive já fez anteriormente campanhas pela doação de sangue, além de campanhas contra o racismo, a homofobia e o assédio sexual dentro dos trens do metrô.