Periculosidade: Negociação avança para CCS e GSI! Metrô se recusa a pagar OTM1
O núcleo formado por Sindicato, Metrô e Tribunal Regional do Trabalho para discutir, entre outros assuntos, a inclusão do Adicional de Periculosidade para OTM1, CCS e GSI vai se reunir no próximo dia 25 de fevereiro.
O Metrô se comprometeu a fazer um laudo sobre os casos de CCS e GSI até o fim deste mês, mas se recusa a fazer para OTM1 – ou seja, a empresa está recusando esse direito aos AEs. O Sindicato reivindica que o pagamento do benefício seja para todos retroativo a dezembro de 2012.
Uma das principais reivindicações das mobilizações em janeiro, o Adicional de Periculosidade representaria um acréscimo de 30% sobre o salário nominal dessas categorias, remunerando-as de maneira mais justa por serviços que expõem cotidianamente a integridade física de seus trabalhadores.
O Sindicato entende que a lei 12.748/2012 concede o direito a estes grupos de trabalhadores, beneficiando-os da mesma maneira que os ASMs, que, por conta desta norma, passaram a receber a Periculosidade em janeiro do ano passado.