Todo apoio à luta dos trabalhadores do INSS: em defesa do direito de greve!
Os trabalhadores do INSS, em greve há mais de 50 dias, estão reivindicando reposição salarial, o cumprimento do acordo da greve de 2022 e melhores condições de trabalho, e estão se enfrentando com a intransigência do governo federal de Lula, que mantém o reajuste de 0% para esse ano.
Essa categoria, que cumpre um serviço essencial, também é parte das estatísticas de adoecimento cada vez maior em virtude da piora das condições de trabalho e pressão de cumprimento de metas e produtividade. E isso resulta diretamente na precarização do atendimento à população que necessita desse serviço.
Como parte dessa luta, é preciso enfrentar o Arcabouço fiscal de Haddad e Lula que limitam gastos em serviços essenciais e somos contra qualquer avanço da justiça e do governo em atacar o direito de greve desses trabalhadores, como ocorreu com o corte de ponto, a judicialização da greve como tentativa de transformá-la ilegal e a tentativa do presidente do INSS de acabar com a greve de forma autoritária, impondo falta injustificada aos servidores que permanecessem em greve, que só foi revertido com a ocupação pelos trabalhadores do gabinete da presidência, em Brasília, com garantia de uma audiência com o governo.
Os ataques aos direitos e a falta de diálogo em nada ajudam na necessária luta contra a extrema direita brasileira. Por isso, os trabalhadores do INSS devem ser respeitados e apoiados.
Todo apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras do INSS!