Após campanha que incentivava abuso, MP exige do Metrô publicidade contra assédio sexual
Uma campanha publicitária do Metrô, que na prática incentivava o assédio sexual, transformou-se em alvo do Ministério Público Estadual (MPE). No começo deste ano, uma inserção encomendada pela empresa dizia que “trem lotado é bom para xavecar a mulherada”. A campanha foi ao ar na Rádio Transamérica e foi criticada pelo Sindicato dos Metroviários por estimular abusos contra passageiras. Agora, a Promotoria de Direitos Humanos exigirá uma campanha que alerte para a necessidade de se denunciar o crime de assédio no sistema.
De acordo com a promotora Paula de Figueiredo Silva, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) previsto para o início de 2015 estabelecerá as regras da campanha. Além do Metrô, assinarão o compromisso a Rádio Transamérica e a agência NovaSB, responsável pela peça que foi ao ar em março de 2014, levando o MPE a abrir o inquérito.
Sistema teve 84 casos em 2014
De janeiro até o início de dezembro foram registrados 84 casos de violência sexual no sistema (metrô e CPTM). As ocorrências foram praticadas durante os horários mais superlotados – de manhã, entre 7 e 8 horas, e, à noite, das 18 às 19 horas. Sé e República são as estações com mais ocorrências.