Funcionários da Sabesp entram em greve contra demissões
Assembleia dos sabespianos realizada na noite de 10/11 deliberou pela deflagração de greve e realização de ato público contra as demissões promovidas pela Sabesp e governo Serra.
Desde o início desta semana, 130 trabalhadores foram demitidos e a empresa e governo estadual ainda pretendem promover o corte de mais aproximadamente 300 funcionários, o que totaliza o correspondente a 2% do quadro de pessoal da Sabesp.
Na campanha salarial de maio, o Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), mobilizado junto com a categoria, conseguiu a garantia de emprego a 98% do efetivo, e é por isso que a empresa mantém na mira 2% do quadro funcional da Sabesp, a exemplo do que fez no início do ano referente ao acordo de 2008, quando mais de 300 trabalhadores foram demitidos.
Ato público
Na assembleia também foi aprovada a realização de um ato público nesta quarta-feira, 11/11, às 11h. Haverá concentração no Vão Livre do Masp e passeata até a Secretaria de Saneamento e Energia, localizada na rua Bela Cintra, onde realizarão outra manifestação seguida de assembleia para avaliar o movimento e deliberar ações contra a demissão de trabalhadores e extinção de postos de trabalho.
Sindicato dos Metroviários de SP, com informações do Sintaema.
Foto: Cuca Jorge