Metroviários de PE e BH preparam greve para o dia 11/02
Com o objetivo de pressionar a CBTU (Companhia de Trens Urbanos) a apresentar o Plano de Empregos e Salários (PES) e o Plano de Empregos Comissionados (PEC) enviado para o DEST (Departamento de Controle das Empresas Estatais) do Ministério do Planejamento, os metroviários de Pernambuco e Belo Horizonte estão preparando a realização de uma nova greve a partir do dia 11, desta vez, por tempo indeterminado.
A indignação dos metroviários da CBTU se deve ao fato da empresa haver apresentado o plano sem o conhecimento dos trabalhadores, que desconhecem seu conteúdo.
Assembleia decide
No Recife haverá uma nova assembleia de trabalhadores no próximo dia 10, para decidir pela realização ou não da greve. O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) não descarta a continuidade do movimento caso a CBTU se recuse a apresentar o conteúdo dos planos.
Para o presidente do Sindmetro-PE, José Inocêncio, a empresa agiu de forma desleal, já que o sindicato e os trabalhadores vinham participando há cerca de dois anos da construção do plano.
Compromisso
Já em Belo Horizonte, o desembargador do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) que condenou a categoria pela última greve do dia 28/01, convocou o presidente da CBTU a apresentar as propostas aos trabalhadores e ao sindicato.
“Por conta desse compromisso, não vamos realizar nenhuma paralisação até o dia 11/2”, explica José Geraldo Alves, presidente do Sindmetro-BH.
Jogados para escanteio
No dia 28/01 os metroviários dos dois Estados já haviam realizado uma paralisação de 24 horas em protesto à atitude da CBTU, que apresentou ao Ministério do Planejamento uma proposta de reajuste do PES, sem o conhecimento categoria.
Tanto em Recife quanto em Belo Horizonte, os sindicatos participaram das discussões do plano até determinado ponto. Quando houve impasse com relação à questão salarial, as entidades foram impedidas de acompanhar a finalização das propostas.
Cinthia Ribas – Portal CTB