Metrô SP cancela licitação de monotrilho
O Metrô de São Paulo publicou um aviso em seu site no dia 22/06, informando que todas as propostas comerciais reapresentadas para o monotrilho do prolongamento da Linha 2 – Verde foram desclassificadas por não atenderem as condições do edital. O Metrô já tinha desclassificado os consórcios Expresso Monotrilho Leste (Queiroz Galvão/OAS/Bombardier) e Prolongamento Linha 2 Verde (Andrade Gutierrez/CR Almeida/Scomi) no começo de junho (Metrô SP desclassifica propostas de monotrilho), pelo mesmo motivo, e solicitado a apresentação de novas propostas no último dia 18.
O aviso informa que pelas propostas não atenderem as condições do edital conclui por desclassificar e “fracassar a licitação em referência”.
A Revista Ferroviária entrou em contato com o Metrô para saber como será o processo a partir de agora. Em nota, a companhia informou que “desclassificou as duas propostas (apresentadas em 18/06) por não terem atendido às condições do edital, cumprindo assim todas as possibilidades previstas pela lei de licitação” e “não pode se pronunciar até o fim do prazo previsto para recurso das partes”.
Confira o aviso na íntegra:
Aviso (Fase de Seleção)
Concorrência Internacional nº 41889213 – Projeto, fabricação, fornecimento e implantação de um sistema monotrilho para o prolongamento da Linha 2 – Verde do Metrô de São Paulo. A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô comunica que, após análise da proposta ocorrida por ocasião de sua reapresentação em 18/06/2010 em atendimento ao aviso publicado em 05/06/2010, conclui por desclassificar todas as propostas, pelo não atendimento às condições do edital, e fracassar a licitação em referência. O processo administrativo encontra-se franqueado para vistas, a partir desta data, na Rua Boa Vista, 175 – 3º Andar – São Paulo, Capital.
Vitória do movimento por mais Metrô em São Paulo
A decisão do próprio Metrô "fracassar" a licitação do monotrilho confere uma vitória ao movimento organizado por diversas entidades dos movimentos sociais (o que inclui o Sindicato dos Metroviários de São Paulo), pela construção de metrô.
O entendimento destas entidades é que o monotrilho não vai atender a demanda das regiões onde o governo pretende contruir o monotrilho, como de Vila Prudente a Cidade Tiradentes, e que ainda vai retardar o seu desenvolvimento econômico e social.
Manifestação por mais metrô na Zona Leste
Está mantido o ato público programado para esta quinta-feira, 24/06, às 16h, no Largo São Mateus.
Fonte: Revista Ferroviária