O Metrô está em colapso!
A Cia. não pode apagar de sua história uma série de episódios caóticos ocasionados pela canibalização de peças, pela degradação do próprio sistema e, agora, pela superlotação. Para não assumir essa responsabilidade – ainda mais em período eleitoral –, o governo do Estado insinuou sabotagens ou qualquer outra ficção, mas quem vive o dia a dia na empresa e na operação tem certeza de que este sistema está esgotado, e que é preciso muito investimento e a implantação de medidas eficazes para superá-lo!
O caos vivido pelos paulistanos na manhã do dia 21/09 foi gerado por uma falha de porta, que provocou um efeito cascata em todo o sistema.
O problema aconteceu em um primeiro trem parado próximo a estação Sé, e as composições que vinham atrás também ficaram com sua circulação comprometida.
Os usuários deste primeiro trem acionaram o “botão soco” e saíram do trem. Com isso, a via precisou ser desenergizada e a consequência veio em cadeia.
As pessoas saíram dos trens e prosseguiram suas viagens caminhando pelas vias, e enquanto todos os usuários não foram retirados, não foi possível normalizar a operação.
Sem folga
O limite de capacidade do Metrô já extrapolou há muito tempo. Há novos trens circulando, mas não foram construídas vias alternativas para atender a alta demanda de passageiros, como a que vem da parte leste da cidade.
Os 65,3 quilômetros de metrô existentes na maior megalópole da América Latina não comportam a quantidade de pessoas que precisam se locomover! Certamente o monotrilho também não cumprirá este papel.
É preciso acelerar esta expansão, que não passou de 116 metros por mês ou 1,39 quilômetro por ano, nas últimas duas décadas.
E não adianta construir monotrilho para a população de Cidade Tiradentes, por exemplo. Até o dia em que esse projeto estiver pronto, a demanda daquela região já terá dobrado, e esse meio de transporte nascerá obsoleto!
São Paulo tem altíssimas demandas e, consequentemente, precisa de mais transporte de alta capacidade! Essa história de monotrilho não vai dar certo!
Mérito metroviário
A qualidade do trabalho dos metroviários é o que se sobressai em meio ao caos ocorrido no dia 21/09! Mais uma vez a categoria demonstrou a sua competência e capacidade de atuar em situações adversas, com destaque para o pessoal operativo, que se desdobrou para que a situação voltasse ao normal, e para o pessoal de manutenção, que trabalhou afinco para que os 17 trens depredados fossem reparados e voltassem circular.
Isso não é sabotagem! É comprometimento!