BASTA de VIOLÊNCIA no Metrô
No último dia 20, um homicídio praticado na estação Vila Matilde, na L3 chocou a população, sobretudo os passageiros do Metrô.
Um policial militar aposentado se envolveu numa discussão com um jovem de 20 anos dentro do trem e, após desembarcarem na Vila Matilde, tiveram uma briga corporal, o PM assassinou o jovem com um tiro. Apesar da tentativa da Secretaria de Segurança Pública abafar o caso, tratando como sigiloso, o PM reformado se encontra em prisão preventiva.
A violência aumentou dentro do Metrô devido ao descaso do governador Tarcísio e da direção do Metrô. Com a falta de funcionários da segurança e da estação, manobra da empresa para privatizar a malha metroviária leva o sistema a essa degradação.
Ao mesmo tempo, o governo firma um convênio milionário da PM com o Metrô, colocando policiais nas estações, naturalizando ações de repressão e abrindo margem para essas cenas absurdas que ocorrem.
Uma ocorrência de tiroteio coloca em risco a segurança operacional do sistema dentro das estações, que são espaços confinados, de alto risco e grande circulação.
Repudiamos essa brutalidade, exigimos o fim do convênio com a PM e nos solidarizamos com os familiares e amigos da vítima.