Bilheterias de volta às mãos dos metroviários no DF
No dia 21 de setembro, os metroviários do Distrito Federal comemoraram mais uma vitória contra a política de terceirização implantada no sistema. Foi julgada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) a ação movida pelo Sindimetro DF contra a implantação da terceirização das bilheterias do metrô.
Designado para fazer a defesa do processo, o Procurador Joaquim Rodrigues enfatizou a relevância do sistema de arrecadação das bilheterias, área essencial para o funcionamento do Metrô/DF, e os prejuízos advindos de sua terceirização, tanto para os trabalhadores, como para a população usuária.
Por 3 votos a 2 foi encerrado o julgamento com vitória dos trabalhadores. Caso o Metrô/DF insista em manter os funcionários terceirizados, terá que arcar com mil reais por mês, para cada funcionário em situação irregular.
Para Lúcia Felisbino, vicepresidente da Fenametro, que esteve presente na audiência, essa vitória demonstra a força da categoria. “Essa vitória também representa a possibilidade de contratação de diversos colegas do cadastro de reserva do último concurso”, lembrou a dirigente.
* Por Cinthia Ribas
Veja também: Metroviários do DF adiam início da greve para segunda-feira, 18/10