CAMPANHA SALARIAL NACIONAL: Greve em 5 Estados persiste há mais de 20 dias
Os metroviários e ferroviários de Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Maceió (AL), Natal (RN) e João Pessoa (PB) continuam em greve. Eles estão parados há mais de 20 dias. Na última sexta-feira (1º/6), o TST (Tribunal Superior do Trabalho) indeferiu o pedido da CBTU de suspensão da greve, por considerar que os trabalhadores estão cumprindo o acordo determinado pela Justiça do Trabalho. O TST marcou uma audiência de conciliação para 5 de junho, às 14h30, em Brasília
A CBTU está se negando a reajustar os salários dos metroviários e ferroviários. Além do 0% de reajuste, a empresa também quer congelar os valores dos benefícios. Os metroferroviários resistem e continuarão em greve até que a CBTU apresente uma proposta justa.
Os metroferroviários estão cumprindo a chamada “escala mínima” e mantendo em funcionamento o sistema de acordo com o determinado pela Justiça do Trabalho. A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) é ligada ao Ministério das Cidades (governo federal).
Os trabalhadores querem 5,13% de reposição da inflação mais 10% de aumento real, participação nos lucros ou resultados (PLR), plano de carreira, gratificação por passageiro transportado e plano de saúde integral, entre outras reivindicações.