Denúncia: novos trens apresentam falhas
Nos últimos dias, os novos trens adquiridos pela Cia. do Metropolitao têm apresentado freqüentes falhas elétricas e no conjunto de eixo e roda de uma de suas composições. Com isso, a gerência de manutenção (GMT) passou a adotar novos procedimentos na manutenção, o que inclui a inspeção diária dos componentes em todos os trens da frota e a desprensagem e reprensagem em todas as rodas.
Mesmo com a gravidade do fato, a empresa está liberando estes trens para a operação comercial, colocando em risco a segurança dos usuários e dos metroviários.
O Sindicato repudia veemente estas medidas e, por isso, enviou carta para a empresa cobrando a suspensão da circulação dos novos trens no operação comercial. Para o Sindicato, é inadmissível que trens que acabaram de ser produzidos apresentem falhas com tamanha gravidade e cobra a solução deste problema sem que haja prejuízo aos metroviários e usuários.
Frota G: mais falhas dos novos trens
Com pressa para entregar os novos trens para a população, o Metrô está trazendo aos metroviários diversas preocupações, como se já não bastassem os problemas com os rodeiros de trem.
Além de estarem recebendo treinamento superficial, os OTs são obrigados a lidar com falhas de toda ordem e, para piorar, não têm autonomia para atuar em casos de necessidade.
Isso porque o novo trem só tem as modalidades ATO (automático) e manual. O OT não tem o recurso do MCS (semiautomático), e para passar para o manual é necessário autorização do CCO.
Como isso demora muito tempo, o que seria um risco evitável passa a ser fato.
Vale lembrar que o operador de trem (OT) também não está tendo autonomia para atuar em caso de risco no embarque de usuários, pois não pode controlar a abertura e fechamento das portas.
O Sindicato é contra estas restrições e reivindica autonomia para que os OTs continuem operando com segurança!