Dia da Mulher, 8 de março, é na Praça da Sé
No dia 8 de março de 1857, trabalhadoras de uma fábrica de tecidos localizada em Nova Iorque, Estados Unidos, fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica Cotton e exigiam melhores condições de trabalho, como a redução da jornada diária de trabalho para dez horas. Na época, as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário.
A manifestação foi reprimida com violência. A empresa incendiou a fábrica com as mulheres dentro dela. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Em 1910, durante a Conferência de Mulheres Socialistas, a data de 8 de março foi escolhida como Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres que foram assassinadas em 1857. Somente em 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organizações das Nações Unidas).
Em 8 de março de 1917, na Rússia, essa data ganhou mais sentido. As operárias têxteis, revoltadas pela fome e pela guerra, foram o motor das greves que desencadearam o fim do czarismo (regime ditatorial). O evento foi o estopim do desenvolvimento da Revolução Russa.
No dia 8 de março são realizadas manifestações, conferências, debates e reuniões com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual. O objetivo é lutar contra o preconceito, a opressão e a desvalorização da mulher. As mulheres ainda sofrem com baixos salários, violência masculina, jornada dupla de trabalho e os piores e mais precarizados postos de trabalho.
No Dia Internacional da Mulher será realizado em São Paulo um ato unificado, a partir das 14h, na Praça da Sé, em frente ao Palácio da Justiça. Será um ato estadual, com a participação de todas as organizações que defendem os direitos das mulheres. Após a concentração na Praça da Sé, será realizada uma passeata pelas ruas do Centro. Participe!
Basta de violência contra a mulher!
Abaixo o machismo e a exploração!
Participe da Semana da Mulher!
A Secretaria da Mulher do Sindicato, em referência ao 8 de março, Dia Internacional de Luta da Mulher organizará uma programação de atividades com a apresentação do grupo de teatro Santa Víscera.
Veja o calendário:
- 11/3 – 14h, BTO, sala do Coral
- 12/3 – 10h, PIT, auditório
14h, Sacomã, sala de treinamento - 13/3 – 15h, Cidade II (saguão de entrada)
- 14/3 – 10h, PAT, auditório
14h, GBU (sala de treinamento) - l 15/3 – 17h, Sé, área livre
Participe!