Direção do Metrô coloca em risco passageiros
Desde a ocorrência do dia 18/11 na Linha 1-Azul, o SPAP (Sistema de Prevenção de Acidente na Plataforma) das estações e CCO (Centro de Controle Operacional) encontra-se inoperante. Trata-se de sistema essencial para garantir a segurança dos passageiros, possibilitando a desenergização rápida da via em caso de queda ou acidente.
Esse equipamento passou por modernização e desde a implantação apresenta problemas no seu funcionamento.
A falta de funcionários dificulta a manutenção. Essa é a forma mais covarde de destruição de patrimônio público em busca da privatização.
O governo precisa abrir concurso público para contratar mais de 2.600 metroviários, conforme necessidade apontada no Portal de Transparência. Para agravar a situação, não há sequer funcionários para serem alocados nas plataformas, onde faltam cerca de 900 trabalhadores.
O Sindicato faz um alerta aos passageiros e à imprensa. Responsabilizamos diretamente o presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira, e o governador do Estado, Rodrigo Garcia, pela política de destruir o metrô público, colocando de forma irresponsável as vidas das milhões de pessoas que utilizam o transporte em risco.
De nossa parte seguiremos sempre defendendo a empresa pública e as condições de trabalho dos metroviários e das metroviárias para que possamos sempre prestar o melhor e mais seguro serviço à população.