Eleições Municipais 2024: veja aqui a posição dos candidatos sobre 2 temas ligados à categoria metroviária
A eleição municipal é um momento muito importante de debate e disputa sobre concepção dos serviços públicos, projeto de cidade, direitos democráticos, sociais e trabalhistas. Como parte de incentivo para que a nossa categoria acompanhe os debates de propostas para a cidade de São Paulo, o 14º Congresso da categoria decidiu apresentar a divulgação das propostas relativas aos temas que muito interessam aos trabalhadores e trabalhadoras do Metrô. Em 3 de setembro foi enviada CARTA do Sindicato para os candidatos e candidata se posicionarem POR ESCRITO sobre dois temas programáticos com o compromisso da divulgação de forma padronizada, sem configuração de campanha para nenhum candidato (a), apenas para apresentar as propostas relativas aos assuntos que são:
- 1) Em sua opinião, o Metrô de São Paulo deve continuar sendo estatal ou o processo de privatização, como realizado nas Linha 4 – Amarela e 5 – Lilás, deve continuar sendo implementado pelo governo do estado?
- 2) Qual a sua opinião e proposta sobre a gestão das tarifas do Transporte Público, e qual sua proposta de política para as tarifas de todo o transporte?
O prazo estabelecido para entrega dos posicionamentos vai até 27 de setembro de 2024. Foi decidida a divulgação do material de cada candidato assim que recebido. Abaixo publicamos as respostas enviadas:
Resposta do candidato ALTINO PRAZERES (PSTU) referente as perguntas e compromissos com os metroviários de SP
- 1) O metrô deve continuar sendo estatal e vamos continuar na luta pela reestatização de todas as linhas privatizadas sem indenização para às empresas. Assim como faremos a estatização de todas as empresas de ônibus.
- 2) O que acontece hoje com a tarifa é um roubo a serviço das grandes empresas privadas, às máfias do transporte, como a CCR e o Grupo Ruas. Precisamos de junto com a reestatização fazer a tarifa zero todos os dias.
Resposta do candidato GUILHERME BOULOS (PSOL) a carta aos candidatos e candidatas à prefeitura de São Paulo
- 1) Em sua opinião, o Metrô de São Paulo deve continuar sendo estatal ou o processo de privatização, como realizado nas Linha 4 – Amarela e 5 – Lilás, devem continuar sendo implementados pelo governo do estado?
- Eu defendo que o metrô não aumente o processo de privatização, especialmente como realizado nas Linha 4 – Amarela e 5 – Lilás. No metrô, a linha 5 – Lilás vive com falhas e atrasos, mesmo sendo mais nova e transportando menos passageiros que as demais, atrasando a vida de quem depende deste meio de transporte na cidade. Na CPTM, a linha 8 – Diamante e a linha 9 – Esmeralda causam dor de cabeça diariamente para todos que dependem delas para se locomoverem. Em comum, essas linhas foram privatizadas pelo governo do Estado. Por isso, o processo de privatização do transporte em São Paulo deve ser repensado, colocando a qualidade do serviço prestado à população em primeiro lugar.
- 2) Qual a sua opinião e proposta sobre a gestão das tarifas do Transporte Público, e qual sua proposta de política para as tarifas de todo o transporte?
- Para mim o transporte é uma prioridade, até porque é um direito social consagrado na Constituição, por emenda da minha colega de partido, a deputada Luiza Erundina. Por isso, não haverá reajuste de tarifa em nosso governo, esse compromisso já assumi. E defendo a Tarifa Zero no transporte, que deve ser implementada de maneira gradual, com responsabilidade fiscal e garantindo a frota adequada, com qualidade.
O primeiro passo será passar a limpo os contratos das empresas de ônibus, eliminando o risco de infiltração do PCC e revisando a forma de remuneração das empresas, que ainda recebem por passageiro transportado, não por custo e viagem realizada; o modelo atual, mantido pela gestão Nunes em modelo de transição, apesar de os novos contratos já ordenarem a mudança, estimula a superlotação e a menor oferta de ônibus nas ruas. Vamos exigir a frequência contratada e eliminar distorções para adequar o subsídio. Isso já vai gerar uma economia que nos ajudará a ampliar a Tarifa Zero.
A primeira etapa será adotar a gratuidade nos deslocamentos que ocorrem dentro dos bairros, o que vai estimular o desenvolvimento econômico local, pois facilita o acesso aos centros comerciais locais e aos equipamentos públicos existentes, e contempla primeiramente a população que mais necessita, concentrada nas periferias.
Em paralelo, vamos buscar financiamento do governo federal, via PAC, para a substituição de metade da frota por veículos elétricos ou híbridos, o que exige investimento inicial, mas barateia o sistema, com menor custo de manutenção e combustível.
Resposta do candidato RICARDO SENESE (UP) referente as perguntas e compromissos com os metroviários de SP
- 1. Privatização do Metrô de São Paulo: Somos firmemente contrários ao processo de privatização do Metrô. Defendemos que o transporte público deve continuar sendo estatal, garantindo a qualidade do serviço e o acesso universal. A privatização das linhas coloca os interesses do lucro acima dos direitos da população. Por isso, propomos a reestatização das linhas já privatizadas, como a 4-Amarela e a 5-Lilás.
- 2. Gestão das Tarifas de Transporte Público: Propomos a implementação da tarifa zero em todo o sistema de transporte público, assegurando transporte gratuito e de qualidade para todos. Acreditamos que o transporte é um direito essencial e deve ser financiado por uma reforma tributária justa, onde os mais ricos contribuam mais para sustentar os serviços públicos.
- Agradecemos o espaço para apresentar essas propostas fundamentais para o futuro do transporte público em São Paulo.