Exposição “Ocupação Dom Paulo Evaristo Arns” homenageia a vida do cardeal brasileiro
De 21 de julho a 16 de setembro acontecerá a exposição “Ocupação Dom Paulo Evaristo Arns” no Centro Cultural dos Correios, que fica na região central da capital paulista. No dia 21/7, às 15h, haverá evento de abertura com a participação de parlamentares, entidades do movimento sindical e popular.
A exposição conta com 1.200 m² com obras de diversos artistas e reprodução de cenários de eventos e locais marcados pela presença do cardeal. Serão lembradas as celebrações ecumênicas na Praça de Sé para o jornalista Vladimir Herzog, do estudante Alexandre Vannucchi Leme e do operário Santo Dias, assassinados pela ditadura militar e que levaram milhares de pessoas a protestarem contra o regime de exceção.
Haverá ainda reprodução do ambiente que sediava o DOPS, local de prisão e repressão dos aparelhos de estado durante ditadura, das valas de Perus, onde foram encontrados dezenas de corpos enterrados clandestinamente por agentes de estado entre outros.
Dom Paulo Evaristo Arns, que morreu em dezembro de 2016, foi frade franciscano e arcebispo de São Paulo. Ficou conhecido pela defesa dos direitos humanos e dos mais pobres, da luta contra a tortura e participação no movimento Diretas Já. Foi importante voz contra a ditadura militar, aliado de movimentos e organizações populares. Compareça e prestigie o legado do “Cardeal da resistência”.