Linha 4 privatizada prejudica a população novamente
No dia 3/10, uma semana após o início da operação da Linha 4 de Luz a Pinheiros, funcionando das 4h40 às 24h, uma falha de equipamentos de via paralisou a circulação de trens por quatro horas.
Mais uma demonstração de que a iniciativa privada não tem competência para construir e operar um sistema complexo como o metrô.
A ganância de implantar o sistema driverless para economizar mão de obra, está levando a falhas de segurança e colocando em risco os usuários e os funcionários.
O Sindicato sempre denunciou que a Parceria Público-Privada da Linha 4 não atende as necessidades da população de São Paulo, mas sim aos interesses das empreiteiras e multinacionais do setor de transporte.
Falha provoca colisão de trens de metrô na China
No dia 26 de setembro, uma pane no sistema de sinalização CBTC (driverless – sem operador de trem) da linha 10 do metrô de Xangai, na China, provocou a colisão de dois trens, ferindo cerca de 270 pessoas, sendo 20 em estado grave.
A empresa que instalou o sistema de sinalização é a Casco, uma joint venture da Alstom com a China Railway Signal (CRS). Essa empresa é a mesma que foi responsável pela falha no sistema do trem bala em julho que levou à morte de 40 pessoas.