Metroviários estão mobilizados na Campanha Salarial 2014
No último dia 6 de maio teve início uma série de reuniões da Campanha Salarial 2014 para negociação entre trabalhadores metroviários, a Cia. do Metrô e o Governo do Estado de São Paulo. As pautas tem seguido um ordem que leva em conta temas de campanhas anteriores e atuais, como treinamento e equiparação salarial para todos os metroviários, seguindo da exigência ao pagamento de periculosidade para todos os OTMs-1.
Entra na pauta ainda a garantia de plano de saúde para aposentados, mais investimentos do Metrô na previdência Metrus, reajuste do auxílio transporte e pagamento de diferença dos benefícios do INSS. No centro do debate paras as próximas etapas estão os índices de reajuste salarial de 35,47%, que envolve 7,95% (índice do IGP-M) mais Aumento Real pro Produtividade de 25,5% (índice apurado pelo Dieese). Além dessas, exigem a demissão do supervisor Vicente Neto, acusado por vários casos de assédio moral.
A resposta do Metrô foi negativa, por isso a categoria pede mais duas rodadas de negociação e reunião com o Secretário de Transportes, Jurandir Fernandes. No dia 15/5, acontecerá uma manifestação às 9h, na Av. Ipiranga, 757, em frente ao Hotel Marabá.