Representantes de diversos países debatem integração dos trabalhadores

Wagner Gomes, discursa no 2º Encontro Sindical Nossa AméricaNos dias 22, 23 e 24 de setembro, representantes dos trabalhadores de 19 países da América e de outros continentes participaram do 2º Encontro Nossa América, realizado pela UIS (União Internacional de Sindicatos) para organizar a integração dos povos americanos, pela garantia de seus direitos, contra as investidas das direitas neoliberais.

No encontro, as representações internacionais fizeram relatos sobre a realidade dos trabalhadores em seus países e participaram de debates sobre a crise atual e seus impactos no desenvolvimento das nações e as relações do trabalho, alternativas para superar estes impasses e sobre as experiências da Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas), Petrocaribe e Unasul (União das Nações Sul-americanas).

Os debates foram conduzidos por especialistas como o sociólogo Emir Sader; o jornalista e membro do Cebrapaz, Altamiro Borges; o embaixador e secretário executivo do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães Neto; e o economista e presidente da Fundação de Pesquisas Sociais e Políticas da Argentina, Júlio Gambina.

A realidade geopolítica da América Latina foi citada durante as intervenções, como um exemplo de escape da dependência aos EUA. Neste sentido, também foram abordados fatos como a derrota da ALCA (Área de Livre Comércio) e a fundação de novas instituições, como a ALBA e a Unasul, para concretizar a unidade dos países latino-americanos, bem como a ameaça representada pela reativação da 4ª Frota e as bases estadunidenses na Colômbia.

Encaminhamento

Ao final da atividade, foi elaborado um documento com o objetivo de unir a classe trabalhadora da América e construir alternativas que permitam as transformações sociais.

Os eixos que conduziram este documento final são: defesa dos direitos trabalhistas e sociais; integração solidária e soberana, e luta em defesa da soberania alimentar, sobre os recursos energéticos, hídricos, a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental.

Estiveram representados no 2º Encontro Nossa América 19 países latino-americanos além de Estados Unidos, Galícia, Índia, Japão, País Basco, Portugal e Vietnã.