Sindicato apoia a volta dos moradores ao Pinheirinho, em São José dos Campos!
Vários diretores do Sindicato dos Metroviários de São Paulo acompanharam de perto a luta das nove mil pessoas que moravam no Pinheirinho, em São José dos Campos. No dia 22 de janeiro, os moradores foram expulsos da área, de forma violenta, por mais de dois mil policiais militares, a mando do governador Geraldo Alckmin (PSDB). As nove mil pessoas estavam no terreno há oito anos.
A área foi invadida pela polícia, com apoio de helicópteros, em uma operação de guerra. Várias pessoas foram feridas, muitas espancadas e há suspeita de mortes. Uma grande parte das casas do local já foi destruída pela prefeitura de São José dos Campos, dirigida pelo mesmo partido de Alckmin, o PSDB.
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo e várias outras entidades sindicais e populares lutam agora para que a área seja desapropriada pelo governo federal e volte às mãos dos moradores. O Sindicato tem mostrado os acontecimentos do Pinheirinho por meio dos materiais de comunicação do Sindicato e publicou uma Carta Aberta à População, em 26 de janeiro, denunciando a ação criminosa de Alckmin e exigindo o retorno das famílias ao Pinheirinho. Também publicou o mesmo texto em “Metroviários Informam”, na edição de 26 de janeiro do jornal Metrô News.
Ajude os desabrigados do Pinheirinho!
Até o dia 7 de fevereiro, data da nossa assembleia, o Sindicato estará recebendo donativos (roupas, alimentos não perecíveis, fraldas) para a população desabrigada. Contribua!
– Acesse aqui a CARTA ABERTA À POPULAÇÃO denunciando esta arbitrariedade.