SIPAT 2009: assédio moral é o tema central
Depois de sete anos de persistência reivindicando o direito de debater sobre assédio moral na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), os metroviários terão uma especialista no ramo como palestrante na SIPAT deste ano, que acontecerá de 26 de novembro a 6 de dezembro, em todas as áreas da empresa. Até então, o Metrô ignorou o resultado das pesquisas que eram feitas para revelar o tema que a categoria gostaria de tratar nestes eventos e impôs os debates que lhe convinha, e é por isso que em alguns anos os metroviários boicotaram a SIPAT.
Agora que a categoria terá a SIPAT no formato que sempre quis, quando a Dra. Maria do Carmo Celico transformará o assédio moral em pauta, todos devem participar desta atividade nas próximas semanas, em busca de melhorias nas condições de trabalho e diminuição de ocorrências que prejudiquem a saúde física e mental dos trabalhadores.
Talvez o que deixe a empresa mais confiante para tratar sobre assédio moral na SIPAT seja o seguro que o governo estadual está pagando com o dinheiro público para proteger seus diretores contra ações deste tipo de assédio!
Mas, de toda forma, a discussão sobre o tema assédio moral continua sendo imprescindível! E como ocorrerá pela primeira vez no Metrô, configura-se como uma vitória de todos os cipistas, da atual gestão e das anteriores, que junto com o Sindicato nunca desistiram de levar tão importante tema para o debate com a categoria, nem tão pouco de se posicionar contra esta prática condenável, repudiando também o assédio sexual e institucional existente no Metrô.
Confira a programação da SIPAT 2009 em seu metromail e faça parte dos debates!