Trabalhadores entregam relatório à Comissão da Verdade
O Grupo de Trabalho (GT) "Ditadura e repressão aos trabalhadores, às trabalhadoras e ao movimento" entregou nessa segunda-feira (8/12) um relatório à coordenadora da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Dra. Rosa Cardoso, sobre a perseguição aos trabalhadores durante o período da ditadura no Brasil, em um ato realizado no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.
No relatório são apresentados diversos documentos e testemunhos que comprovam a participação de empresas envolvidas no golpe e manutenção de práticas de torturas e desaparecimentos na ditadura civil-militar.
Entre os principais pontos estão que "os trabalhadores e seu movimento sindical constituíram o alvo primordial do golpe de Estado de 1964" e "alterou-se a legislação econômica e trabalhista para viabilizar a superexploração dos trabalhadores e mais rápida concentração de capital".
O GT "Trabalhadores" contou com a participação de várias centrais sindicais, entidades e representantes do movimento sindical brasileiro na produção do relatório que será entregue à presidenta Dilma Rousseff no próximo dia 10/12. A Procuradora Regional da República, Dra Eugênia Gonzaga, do Ministério Público Federal (MPF), também participou do evento e se comprometeu a "levar as denúncias levantadas pelo GT Trabalhadores da CNV ao MPF e estas serão distribuídas aos procuradores responsáveis nos locais onde os fatos ocorreram", afirma Gonzaga.
Foi feita uma homenagem aos companheiros que participaram do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) em 1964, o ferroviário Raphael Martinelli, o Comandante Paulo de Mello, Clodesmidt Riani e Alcídio Boano.