Trabalhadores franceses farão ato contra a privatização dos metrôs brasileiros
Os metroviários e ferroviários franceses farão, no dia 1º de agosto, uma manifestação na Embaixada brasileira em Paris, na França, em solidariedade à luta dos metroviários brasileiros. A data foi escolhida no Encontro Internacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Transporte contra a privatização, realizado em no começo de julho deste ano.
Em seu manifesto, os franceses afirmam que o transporte, assim como a educação e a saúde não são mercadorias, e devem continuar sendo bens públicos. O ato pretende denunciar a privatização dos metrôs de São Paulo e do resto do Brasil e defender a melhores condições de trabalho para os metroviários. Além disso, pede a reintegração dos metroviários de São Paulo demitidos na greve de 2014, reivindica a reestatização do metrô do Rio de Janeiro e o combate ao assédio moral e sexual contra as mulheres nos transportes.
Estarão presentes na Embaixada os sindicatos SUD-Rail, Solidaires Groupe RATP, Solidaires, l’Union Solidaires Transports e as redes internacionais Trilhos Sem Fronteiras e Rede Sindical Internacional de Solidariedade.